Cervejarias do Brasil: Como degustar as artesanais brasileiras?

O mercado brasileiro de cervejas artesanais cresce rapidamente, surpreendendo até mesmo empresas que estudam o mercado cervejeiro artesanal.

No ano de 2016, o mercado cresceu 39,6%. Chegamos ao número de 522 cervejarias registradas no MAPAMinistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Se compararmos os números do mercado cervejeiro brasileiro com o mercado norte americano, podemos constatar que ainda temos muito crescimento pela frente.

Teremos alguns ajustes, mas a quantidade de cervejarias e rótulos de cervejas artesanais tende a aumentar consideravelmente nos próximos anos.

Cervejarias do Brasil: A fatia de mercado ainda é pequena

O Market Share das cervejas artesanais no Brasil ainda é menor que 1%, ou seja, mais de 99% de toda cerveja consumida no Brasil é produzida pelas grandes cervejarias, chamadas de cervejarias mainstream.

O Brasil é o 3º maior mercado de cerveja do mundo, ficando atrás apenas da China e dos EUA, com uma produção aproximada de 14 bilhões de litros e consumo médio de 68 litros por habitante/ano.

A burocracia, o ambiente mercadológico criado pelo governo, a dificuldade de logística e a crise brasileira impedem que o consumo de cerveja artesanal aumente com maior velocidade, para que a participação de mercado das artesanais rompa a barreira dos 1%. Nos EUA esta participação de mercado ultrapassa 12%.

cervejarias do brasil: market share

Cervejarias do Brasil: Precisamos consumir

Nós, consumidores, somos os protagonistas. Temos papel fundamental no crescimento do mercado cervejeiro artesanal no Brasil. Precisamos consumir mais!

Precisamos conhecer mais a respeito de cervejas. Precisamos degustar o maior número de estilos possíveis para que, a partir disto, possamos ter parâmetros de comparação e ajudarmos a impulsionar a qualidade das cervejas artesanais brasileiras.

Definitivamente o #bebamenosbebamelhor deve ocupar espaço significativo em nossas confraternizações e degustações diárias.

Certamente o preço das cervejas artesanais é uma barreira para o crescimento do consumo. Isto se deve em partes à elevada carga tributária das cervejas, mas também a falta de escala.

Se consumirmos mais, a escala de produção aumenta e o preço melhora, vale a pena buscarmos nas prateleiras dos supermercados e nas lojas online de cervejas, aquelas que se adequem ao nosso paladar e orçamento.

cervejarias do Brasil: consumir mais cerveja

Cervejarias do Brasil: Onde encontrar

A maior parte das cervejarias artesanais brasileiras está localizada no eixo Sul-Sudeste, mas a revolução artesanal acontece em todo o Brasil e novas cervejarias surgem todos os meses em diversos estados brasileiros.

Mas existe uma grande dificuldade para as pequenas cervejarias: Estabelecer sua rede de distribuição.

Está muito caro vender no Brasil, está muito caro para as cervejarias fazer com que seus rótulos cheguem em pontos de venda distantes de sua fábrica. Com isso, a tendência do Beba Local se intensifica.

As lojas virtuais também encontram dificuldades para disponibilizar rótulos de pequenas cervejarias, pois o consumo é baixo e os custos altos.

Precisamos de um novo canal

Nós, do Blog O Caneco, estamos lançando nos próximos dias um novo canal de venda de cervejas, queremos ser uma nova ponte entre pequenas cervejarias e apaixonados por cerveja artesanal.

Lançaremos o primeiro Marketplace de cervejas artesanais do Brasil, onde as cervejarias poderão apresentar e vender seus produtos diretamente para os consumidores espalhados por todos os estados brasileiros.

Com a redução da cadeia, queremos reduzir custos e apresentar cervejas com preço atraente.

Nossa meta é auxiliar o apreciador de cerveja a ter acesso ao maior número de rótulos artesanais possíveis, e consequentemente ajudar no crescimento da fatia de mercado das cervejas artesanais no Brasil.

Muito em breve o Marketplace estará no ar!

Você pode clicar aqui e cadastrar seu e-mail, para que possamos lhe avisar assim que a loja estiver disponível.

Viva o mercado de cerveja artesanal brasileiro!

Compre cerveja direto da cervejaria