Conhecimento cervejeiro: como lembrar da cerveja no dia seguinte?

Quantas vezes você passou o dia em um evento cervejeiro, e no dia seguinte quando alguém pergunta:

  • Quais cervejas você bebeu ontem?
  • Qual a melhor cerveja que você bebeu ontem?
  • Qual cerveja você indica?

E você simplesmente não lembra, não consegue responder.

Pois é, esse é um problema para pessoas que precisam destas informações no dia seguinte e também para quem quer adquirir conhecimento cervejeiro.

O ideal seria ter tudo anotado: rótulos, degustações ou até observações para escrever em algum blog, site ou mesmo para compartilhar as informações com amigos.

Então hoje vou dar algumas dicas, mostrando maneiras de fazer você se lembrar das maravilhosas (ou não) cervejas degustadas.

Conhecimento cervejeiro: Clássico bloco de notas

O tradicional caderninho de anotações ainda é o instrumento mais usado por muitos apaixonados por cervejas, assim podemos escrever livremente todos nossos pensamentos enquanto degustamos uma cerveja.

O interessante é verificar o quanto a escrita ou até mesmo a caligrafia pode mudar ao longo do dia: no início do evento, correta e em ordem, depois de algumas cervejas começamos a sentir os efeitos do álcool.

No final do dia o bloco de notas virou um fluxo de consciência sem pé nem cabeça: As anotações perdem gradualmente o valor semântico, começam a ser parciais, sempre faltando alguma coisa ou sem sentido.

Algumas vezes as anotações saem totalmente fora do assunto “cerveja”.

Tirando a evolução bizarra das anotações, o bloco de notas deixa grande liberdade para quem escreve, com a contradição que, de vez em quando, pode-se esquecer de escrever informações básicas ou importantes (grau alcoólico, estilo, produtor, etc.).

Além disso, é difícil de ser usado caso você não esteja sentado ou sem uma base de apoio, pois é será necessário usar ambas as mãos. Sendo assim onde você colocaria o copo a cerveja que está degustando?

Clique no link abaixo e faça download de uma ficha de degustação para auxiliar em seus registros:

conhecimento cervejeiro: ficha de degustação

Conhecimento cervejeiro: Cadernos especializados

A evolução do clássico bloco de notas são os cadernos feitos especialmente para degustadores de cerveja.

Até pouco tempo atrás não sabia sobre a existência desses cadernos.

Olhando alguns, como por exemplo o “Beer Journal” fabricado pela Moleskine, são interessantes pois conseguem satisfazer as exigências de um degustador ou apaixonado por cerveja.

Possuem fichas para degustação de cervejas caseiras, páginas para “arquivar” as cervejas guardadas na nossa adega, informações úteis, mas sobre tudo muitas fichas para degustação.

Essas fichas são bem estruturadas e contém todas as informações fundamentais (nome da cerveja, produtor, estilo, temperatura de serviço, copo adequado, pais, etc.)

Obviamente muitas linhas em branco para serem preenchidas sobre análises visuais, olfativas e gustativas, além de linhas em branco para considerações finais.

As características sensoriais e organolépticas também podem ser interpretadas em um gráfico.

Os pontos positivos e negativos são os mesmos do clássico bloco de notas.

A diferença é que dificilmente, com base em quanto você já bebeu, você irá esquecer de anotar as informações fundamentais da degustação, visto que o preenchimento é guiado.

Conhecimento cervejeiro: beer journal

Beer journal

Ratebeer, Beer Advocate, Brejas e outros sites

Para os adoradores de sites de cervejas, é muito legal poder escrever as próprias anotações de uma degustação diretamente no site.

A partir desse ponto, as suas degustações e considerações não são mais privadas mas se tornam de domínio público, sendo permitido a qualquer pessoa acessá-las.

Os limites desse instrumento são óbvios: precisamos de uma conexão de internet, um dispositivo de acesso além de ter um perfil registrado no site.

Conhecimento Cervejeiro: Aplicações para Smartphones

Se os smartphones substituíram tantos instrumentos diários, era impossível não acontecer também com a cerveja.

As aplicações como Untappd são as versões digitais dos cadernos temáticos como Beer Journal.

Fornecem um layout predefinido para anotar as nossas degustações, com funcionalidades adicionais que transformam cada degustação em uma experiência compartilhada na rede.

Untappd também se integra perfeitamente com as redes sociais como Facebook e Twitter, notificando os próprios amigos da rede sobre o que você está degustando no momento.

Eu pessoalmente uso sempre o Untappd, na minha opinião instrumento muito útil para não esquecer os tantos rótulos degustados durante a nossa vida de apaixonados por cerveja.

Uma das vantagens de usar o Untappd é de não precisar de uma cadeira e uma mesa para anotações, justamente por poder fazer tudo somente com uma mão e na outra segurar o liquido sagrado!

Conhecimento cervejeiro: untappd

Conhecimento cervejeiro: Memória

Mas existe também aqueles que usam um instrumento muito mais acessível, simples e antigo, a própria memória!
Tentando guardar as informações sem ajuda de outros instrumentos.

Na realidade se usa a memória quase sempre por estes motivos: preguiça, escolha pessoal ou simplesmente pela situação em que se encontra no momento das degustações.

O problema obviamente é lembrar de tudo no dia seguinte, sobretudo quando o número de degustações começa a crescer cada vez mais.

O importante é você encontrar a melhor maneira de registrar suas degustações e aumentar seu conhecimento cervejeiro.

conhecimento cervejeiro: ficha de degustação