puro malte é cerveja boa
-->

Curiosidades

Puro Malte é cerveja boa?

puro malte é cerveja boa

Cerveja puro malte é sinônimo de qualidade?

Daí que você chega no bar e ouve o “entendedor” da mesa ao lado dizer: essa é puro malte, é da boa!

Será mesmo?

Então vamos esmiuçar esse conceito, porque você mesmo/a vai dar a resposta pra essa pergunta!

Vamos começar pelo malte, o que é?

O malte não é exatamente um cereal, ou simplesmente isso.

Malte é o resultado de um processo que o cereal sofre – uma germinação forçada (resumindo, umidifica-se o cereal, ele começa a germinar e… pow! Corta-se a germinação através de secagem).

Após esse processo o malte pode ser torrado, defumado, etc, conferindo diferentes aromas, sabores e cores pra cerveja.

E a malteação pode ser aplicada a inúmeros cereais, dentre os quais a cevada, o trigo, o arroz, o milho…

Curso de Degustação de Cervejas

Puro malte e a lei da pureza

Agora peguemos o bonde pra Alemanha de 1516 e vamos entender o que é a tal da Reinheitsgebot:

“A Reinheitsgebot (português: Lei da Pureza da Cerveja) foi uma lei promulgada pelo Duque Guilherme IV da Baviera, em 23 de abril de 1516. A lei da pureza da cerveja instituiu que a cerveja deveria ser fabricada apenas com os seguintes ingredientes: água, malte de cevada e lúpulo”.

Foi logo após a Segunda Guerra Mundial que a famosa lei passou a aceitar a produção de cervejas (de alta fermentação – Ales) contendo outros ingredientes além dos já citados: maltes de outros cereais bem como açúcares e corantes.

Em geral, os cervejeiros alemães ainda seguem os princípios da Reinheitsgebot por considerarem ser uma garantia de qualidade. E muita gente mundo afora também.



E se não for puro malte?

Mas e se uma cerveja tiver outros ingredientes além de água, malte de cevada, fermento e lúpulo?

Você já ouviu falar em “adjuntos cervejeiros”?

Pois é. Açúcares de diversas origens, corantes (naturais, por favor!), ervas, frutas (e até verduras!!!), flores, raízes e especiarias! Tudo isso é adjunto também, e muito, muito utilizados nas cervejas artesanais brasileiras!

Portanto… Seria qualquer cerveja artesanal uma cerveja puro malte? Não de acordo com a Lei da Pureza Alemã…

E o que diz a lei aqui no Brasil?

Pela legislação brasileira está permitido o uso de até 45% de adjuntos para substituir o malte. 45% de cereais não maltados (olha a cerveja famosinha de milho aí!), açúcares de cana, xaropes diversos, e tudo o que foi dito lá em cima.

Na grande indústria os processos de fabricação são muito mais controlados e refinados (tecnicamente falando), o que deveria refletir na qualidade do produto final.

O que acontece é que as grandes empresas se aproveitam ao máximo da brecha dos 45%, já que alguns desses adjuntos acabam barateando a produção em massa. E é nessa hora que a qualidade da cerveja despenca…

Para acelerar a produção, encurtar o tempo de fermentação ou maturação de uma cerveja e baratear seu custo, as cervejas populares utilizam o limite (ou quase) de adjuntos permitidos e de forma desequilibrada, não tendo como objetivo a qualidade sensorial da cerveja.

Puro malte sim ou não?

puro malte cartoon

Então, resumindo, puro malte é uma cerveja que tem como fonte exclusiva de açúcares o malte de cevada, e que não usa qualquer outro tipo de adjunto.

Isso quer dizer que uma cerveja puro malte sempre será boa? Não.

Isso quer dizer que uma cerveja artesanal é sempre puro malte? Novamente, não.

Saúde! E feliz dia dos pais pra todo mundo (pais, mães, avós, filhos e chegados)!

Curso de Degustação de Cervejas

1 Comentário

  1. Jorge Barreto

    Hummmmm, se maltado significa germinado, então é possível usar milho maltado, arroz maltado, entre outros. Mas provavelmente as grandes industrias usam glucose de milho, que é puro amido.
    Quanto a essa questão da cevada defumada. Qualquer produto hoje a venda no supermercado como sendo defumado, não vai na fumaça. Hoje todos usam uma substancia chamado fumaça liquida para adicionar o sabor da defumação. Tenho quase que certeza que esse produto também possa ser utilizado na cerveja.

Deixar um comentário

Website por Lupulada Estratégias Digitais

Receba novidades