Receita de Buffalo Wings harmonizando com uma IPA da Hemmer Cervejas

Segundo a Time Magazine, um bom bar de esportes não é um bom bar de esportes se não serve chopp, se não tem uma boa televisão e se não se encontra uma versão de Buffalo Wings (ou Buffalo Chicken Wings) no cardápio.

Conforme a Forbes, a receita originária de Buffalo, uma cidade do estado de Nova York nos Estados Unidos da América, vendeu 1.33 bilhão de asinhas de frango no fim de semana de Super Bowl de 2017 em toda extensão do país.

Este fato foi o que me levou, entre tantas receitas, testar minha própria versão das Buffalo Wings pra harmonizar com a Blumenau IPA , recém lançada no mercado pela nossa tradicional Hemmer, consagrada por tantos produtos na região e no país.

Buffalo Wings são nada mais nada menos do que asinhas de frango bem temperadas, “empanadas” apenas com farinha de trigo comum, fritas por imersão e envoltas após a fritura em um molho extra picante servidas com talos de aipo e um molho de queijo azul.

Pode usar a coxinha da asa, o meio da asa e até mesmo a ponta, o que importa é pertencer à asinha do frango.

Receita de Buffalo Wings

O molho de queijo quebra um pouco a picância e completa o prato. Mas sabe o que mais realmente completa esse prato?

Uma boa cerveja gelada. IPA. Da Hemmer.

A India Pale Ale da Hemmer é uma linda homenagem à cidade de fundação da sede da Hemmer, Blumenau.

Descrita pela própria Hemmer como: “uma cidade germânica, brasileira e catarinense cidade de pessoas tão alegres e vibrantes”, a cidade nomeou essa cerveja de 55 IBU e aromas cítricos com um sabor peculiar e próprio, assim como a própria Blumenau.

 

Receita de Buffalo Wings

Ingredientes:

  • 1kg de asas de frango (optei em usar apenas o meio da asa)
  • Farinha de trigo quanto baste para empanar
  • Óleo vegetal quanto baste para fritar por imersão
  • Para o tempero do frango: 3 colheres de azeite, pimenta do reino moída à gosto, 2 colheres de chá de sal, 1 colher de chá de páprica defumada e 1 colher de chá de páprica doce
  • Para o molho de pimenta: 2 colheres de chá de páprica doce, 3 colheres de sopa de molho de pimenta (usei o RedHot Wings da Frank’s), 1 colher de sopa de vinagre de maçã, 1 colher de sopa de molho de soja, 2 colheres de sopa de manteiga, ½ colher de chá de pimenta caiena, 1 colher de chá de alho em pó e 1 colher de chá de páprica defumada
  • Para o molho de queijo azul: 75g de queijo gorgonzola, 50 g de creme de leite e 50 g de iogurte natural

Modo de Fazer:

  1. Em primeiro lugar, tempere o frango com o azeite, pimenta do reino, sal, páprica defumada e páprica doce e deixe o tempero curtir por uns 30 minutos em temperatura ambiente.
  2. Para o molho de pimenta, coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo pra aquecer mexendo os ingredientes apenas até todos se misturarem. Reserve o molho. Nessa etapa você escolhe o quão picante quer suas asinhas.
  3. Para o molho de queijo, basta amassar bem o queijo e misturar com o iogurte e o creme de leite, ou então bater no processador ou liquidificador, depende do quão liso você prefere o molho. Assim que estiver pronto, reserve-o.
  4. Após o frango estar 30 minutos no tempero, passe cada pedaço na farinha de trigo apertando bem. Aqueça uma panela com óleo para fritar por imersão.
  5. Frite cada pedaço por uns 5 ou 6 minutos em temperatura média (mais ou menos 180º, mesma temperatura de batata frita), ou até que fique macio por dentro, crocante por fora e que de nenhuma forma fique cru! Lembrando que as coxinhas da asa devem fritar por mais tempo do que o meio da asa. Escorra em papel absorvente.
  6. Assim que terminar de fritar os pedaços, coloque-os em uma bacia junto com o molho de pimenta e mexa bem até que todos os pedaços estejam cobertos por molho. Sirva em seguida com o molho de queijo junto de uma IPA Blumenau da Hemmer geladinha!

Uma dica é: se você quiser menos meleca na cozinha, pode assar o frango ao invés de fritar. Se optar por assar, faça todos os passos mas em vez de fritar asse por 40 minutos no forno em temperatura média virando os pedaços na metade do tempo.

Uma dica meio “gourmetizadora” é usar um pouco de fumaça líquida no molho, completamente dispensável mas muito interessante.

Eu usei, e ficou bem legal, principalmente harmonizando com a nova queridinha IPA da cidade.

Receita de Buffalo Wings

Fotos: Roberto Schütz.