Goulash com Cerveja Stout: Um Goulash Diferente

Goulash é um ensopado de carne muito popular na Alemanha.

De origem Húngara, é marcado pelo sabor da páprica e da cebola e serve muito bem com massas, como spätzle (macarrão alemão), nhoque de batata doce ou uma boa massa caseira.

Em sua receita tradicional leva vinho para deglacear os sabores da panela, e eu como boa experimentalista, coloquei uma cerveja escura forte no lugar do vinho – e ficou ótimo.Goulash com cerveja stout

A cerveja usada foi a Imperial Stout da Schornstein, e até agora eu não sei se ficou melhor no Goulash ou harmonizando com ele.

Porque a Imperial Stout ficou perfeita para acompanhar o prato, que é de sabor forte e marcante, e também picante, então a cerveja dá uma quebrada na picância e uma complementada no sabor, que resulta em uma combinação untuosa e harmônica.

Goulash com Cerveja Stout

  • 800 g de coxão duro limpo picado em cubos médios
  • 600 g de cebola picada
  • 500 ml de cerveja stout
  • 400 ml de água
  • 1 folha de louro
  • 1,5 colher de sopa de páprica doce
  • 1,5 colher de chá de páprica picante
  • óleo vegetal para refogar
  • sal quanto baste
  • salsinha para finalizar

Modo de Fazer:

  1. Sele em óleo os cubos de carne na panela de pressão. Sele em 3 partes para que não soltem muita água e comecem a cozinhar. Retire-os da panela e reserve-os.
  2. Na mesma panela, refogue com um fio de óleo a cebola – até que comece a dourar. Adicione então a páprica doce e a picante, a folha de louro e volte os pedaços de carne à panela.
  3. Deixe a carne e a cebola com os temperos refogando por mais uns 2 minutos, então adicione a cerveja para que ela deglaceie a panela – e assim se soltem do fundo da panela todos os sabores originados dos refogados anteriores. Deixe ferver.
  4. Adicione a água e o sal (aproximadamente 1 colher de chá) e tampe a panela. Quando pegar pressão coloque em fogo baixo e deixe cozinhar por 20 minutos.
  5. Após o cozimento na pressão, deixe em fogo alto por 10 minutos para apurar um pouco o molho – experimente e acerte de sal e páprica se necessário, conforme seu gosto.
  6. Finalize com salsinha e sirva com uma massa de seu gosto. Eu usei uma massa caseira simples, e ficou excelente.

A cebola e a páprica doce oferecem certa doçura ao Goulash, enquanto a páprica picante é que traz o ardor.

A cerveja deu um toque amargo, e a combinação disso tudo resultou em um prato forte em sabores, perfeito para um dia frio como esses que vêm pela frente.

É muito importante selar os pedaços de carne, dá toda diferença no sabor.

Recomendo fortemente que você prepare esse Goulash, e se gosta de um sabor mais suave, é só colocar menos páprica e uma cerveja de sabores menos marcantes.

receita de Goulash com cerveja stout
Fotos: Roberto Schütz.

Deixe comentários aqui em baixo de quais receitas vocês também gostariam de ver por aqui, compartilhe nas redes sociais e se fizer a receita posta lá no Instagram e marque o perfil @ocaneco e @aymeluiza pra gente ver e curtir!

Aymê também escreva pra o Blog Açucarando.