Receita de Maçã na Cerveja com Crocante de Nozes

Nesse verão que não é nada leve, o melhor é uma sobremesa pra pegar leve.

E você que estava começando a se acostumar a harmonizar doces com vinhos, não pense que vai escapar de harmonizar sobremesa com cerveja não.

Essa receitinha de Maçã Verde com Crocante de Nozes leva cerveja no preparo e harmoniza com ela também.

A queridinha da vez foi essa linda Belgian Blond Ale, criação da Cerveja Blumenau que recebe carinhosamente o nome de Frida.

Receita de Maça na Cerveja: Cerveja Blumenau Frida

Cerveja Blumenau Frida, minha cerveja preferida

Com ela cozinhamos a maçã e ao final harmonizamos ao saborear essa sobremesa fácil, deliciosa e com estilo de Bistrô Gourmet.

Pronto pra impressionar? Anota a receita!

Maçã na Cerveja com Crocante de Nozes

  • 1 maçã verde (Granny Smith)
  • 7 colheres de sopa de açúcar
  • 1 punhado de noz pecã (1/3 de xícara)
  • 200 ml de creme de leite fresco
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 200 ml de Frida
Receita de Maça na Cerveja: Maça na Frigideira

Maçã na Frigideira

Modo de Fazer:

  1. Para fazer o crocante de nozes em uma panela coloque 3 colheres de açúcar e deixe derreter. Quando derreter bem vá controlando até atingir um tom de caramelo, que é um tom âmbar. Jogue as nozes dentro, mexa e despeje a mistura sob uma superfície com um papel manteiga untado ou um tapete de silicone. Espalhe como em um disco e deixe esfriar completamente. Após frio, pique com uma faca e reserve.
  2. Bata o creme de leite fresco com 2 colheres de açúcar e o extrato de baunilha até dar um ponto de chantilly (pico médio). Reserve na geladeira.
  3. Lave a maçã, corte-a ao meio e mais uma vez ao meio. Tire a parte de dentro e as sementes. Corte cada quarto em mais quatro partes, de modo que forme gomos.
  4. Coloque as duas colheres de açúcar em uma panela / frigideira e adicione os “gomos” de maçã. Despeje a cerveja e deixe cozinhar até a cerveja secar e começar a espumar de modo que fique visível que sobrou apenas uma caldinha. Deve demorar entre 7 até 10 minutos.
  5. Sirva a maçã com o chantilly e o crocante de nozes harmonizando com uma deliciosa Belgian Blond Ale.
Receita de Maça na Cerveja: sobremesa pronta

Sobremesa pronta

Essa sobremesa serve moderadamente 4 pessoas, e é realmente muito leve e gostosa.

E o melhor é que é rápida de preparar, então não precisamos ficar horas na cozinha nesse calor pra garantir um doce incrível e cheio de personalidade.

E, harmoniza perfeitamente (sou suspeita pra falar uma vez que a Frida é a minha cerveja preferida) com a Frida, bem gelada, aveludada, só com aquele “amarguinho” no final, bem do jeito que ela é.

Fotos: Roberto Schütz.