Risoto de Lagostim: Receita harmonizando com Cerveja Krampus

Em março aconteceu o Concurso Brasileiro de Cervejas 2017 e como resultados tivemos vários ouros, pratas e bronzes pra cervejarias aqui do nosso Estado (Santa Catarina).

Dentre eles uma das pratas foi pra Krampus, na categoria Belgian Pale Strong Ale, da Cervejaria Linden Bier da cidade de Treze Tílias, fabricada no único Hotel-Cervejaria da América Latina.

Para celebrar esta prata resolvemos coroar essa cerveja com um delicioso risoto de lagostim para harmonização.

É tradicional harmonizar um risoto com algum vinho, mas não é de hoje que as cervejas estão roubando a cena.

A Krampus, por exemplo, é uma cerveja de amargor moderado e apresenta sabores frutados e refrescantes – ideal para harmonizar com um prato de frutos do mar, como este risoto de lagostim.

Diferente do camarão que às vezes perde o sabor dependendo da preparação, o lagostim alastra seu sabor adocicado pelo prato e harmoniza muito bem com o final rapidamente adstringente da Krampus, formando uma dupla de tirar o fôlego.

Risoto de Lagostim

Ingredientes:Risoto de Lagostim harmonizado com Cerveja artesanal Krampus

800 g de lagostim
2 cebolas picadas
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite
um punhado de salsinha mais os talos separados
2 xícaras cheias de arroz arbóreo
1 copo e meio de vinho branco seco
150 g de queijo parmesão ralado na hora
sal quanto baste
pimenta do reino a gosto

Modo de Fazer:

Caldo e Lagostins

  1. Lave bem os lagostins. Em uma panela grande coloque uma colher de sopa de manteiga, deixe derreter e refogue uma cebola picada.
  2. Adicione os lagostins e refogue por 3 minutos. Adicione meio copo de vinho branco, os talos de salsinha e 1,5 litro de água.
  3. Cozinhe os lagostins até ficarem macios e desligue o fogo. Coe o caldo e separe para usar no risoto. Tire os lagostins das cascas e separe para usar no risoto.

Risoto

  1. Repique em pedaços menores os lagostins – pode separar alguns inteiros para decoração. Pique também a salsinha, rale o queijo parmesão e então armazene no congelador 1 colher de sopa de manteiga para finalização do risoto.
  2. Em uma panela coloque uma colher de sopa de azeite e uma cebola picada. Refogue até ficar transparente. Adicione o arroz arbóreo e refogue junto com a cebola por um minuto mexendo sempre para selar os grãos com o azeite. Adicione um copo de vinho e vá mexendo lentamente até o vinho evaporar.
  3. Baixe o fogo e despeje um pouco do caldo – vá colocando aos poucos, mexendo de vez em quando – e vá cuidando do risoto. Vá fazendo isso até sentir que o grão está ficando macio, mas no centro ainda tem uma certa resistência – estará quase al dente (deve demorar de 15 à 20 minutos).
  4. Nessa etapa você já vai precisar mexer vigorosamente. Adicione o queijo parmesão e mais um pouco do caldo e mexa constantemente. Quando o queijo derreter e estiver bem incorporado, pegue a manteiga do congelador e adicione. Mexa bem até a manteiga estar completamente incorporada. Adicione os lagostins picados e a salsinha. Mexa e prove o tempero.
  5. Finalize com sal e pimenta, veja se o grão está al dente e está pronto. Sirva com lagostins inteiros por cima do risoto e harmonize com uma Krampus da Linden Bier.

receita de lagostim com cerveja artesanal

Esse risoto serve muito bem 4 pessoas e não vai bem só no almoço não – é uma ótima opção pra janta, porque não é muito pesado.

Dá pra deixar ele pré-preparado, convidar uns amigos e finalizar apenas na hora de servir, fica delicioso e prático.

Sugiro comprar uma Krampus por convidado no mínimo, porque se precisar dividir o perigo é dar briga.

Fotos: Roberto Schütz.

Cervejeiro Caseiro Artesanal