• Post author:
  • Post category:Receitas
  • Reading time:9 mins read

Receita: Sanduíche de Pernil

Eba, cozinhar com cerveja! Tomando cerveja… Pra harmonizar com cerveja? Sim, sim, sim!

Pode de tudo um pouco, porque cerveja boa também é versátil assim.

Aliás, vocês vão me ver de vez em quando por aqui dando umas dicas e receitas com cerveja e também pra harmonizar com cerveja… Ah, e quem sou eu? Só mais uma *foodie fanática, que adora testar umas receitas novas, inventar e é claro, comer.

Meu nome é Aymê Schütz, também escrevo no meu próprio blog, e a partir de agora nos vemos por aqui.

Pra abrir esse espaço com muito estilo, eu fiz um Sanduíche de Pernil com Cerveja Bock e uma incrível e refrescante salada de repolho com coentro.

Mas vou te contar o que tem de “tão” especial nesse sanduíche: o pernil leva 5 horas ao forno. WHAT?

Quando se trata de cozinhar, para adicionar sabor existem dois ingredientes infalíveis: sal, indispensável em quase todos os casos, e gordura, um pouco mais opcional (em certos casos).

Mas além desses ingredientes, duas técnicas também ajudam muito: cozinhar muito pouco determinados alimentos para manter textura e sabor, ou cozinhar lentamente por horas em temperatura amena outros ingredientes, para extrair e mixar mais sabores.

Então, não vou mentir pra você, essa não é uma daquelas receitas pá pum, 5 minutos e pronto. Essa é uma das que levam horas, mas no fim das contas vale MUITO a pena.

Revelado o maior segredo que é o tempo e a temperatura de cozimento, tem mais uma dica que ajudou bastante: a cerveja Bock.

É uma cerveja forte e encorpada que casa perfeitamente com o caramelado que o mel dá à carne durante o tempo no forno, e essa combinação agrega um sabor muito apetitoso ao pernil.

Contrasta com a salada de repolho e o abacaxi grelhado, e no final o lanche se torna irresistível!

Ah, já vai lá no mercado e compra duas Bocks da Schornstein, porque nesse caso o lanche pede uma cerveja bem encorpada e eu tenho certeza que você vai querer tomar uma geladinha ao se deliciar com esse sanduíche.

Sanduíche de Pernil com Bock

Ingredientes:

1,6 kg de pernil suíno com pele e com osso
1 colher de sopa de pimenta chilli em pó
1 colher de sopa de sal
4 colheres de sopa de mel
4 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de chá de coentro em grão
1 colher de chá de mostarda em grão
½ colher de chá de cominho em grão
1 cerveja Bock 500 ml
100g de bacon cortado em cubos
1 cebola grande picada
1 talo de aipo picado
1 colher de sopa de farinha de trigo
½ cabeça de repolho
½ abacate maduro
1 limão taiti
1 cebola
1 punhado de coentro
1 pitada generosa de sal
fatias de abacaxi para servir
pão de hambúrguer para servir

Modo de Fazer:

  1. Pré-aqueça o forno a 150ºC.
  2. Em uma frigideira, dê uma leve tostada nos grãos de coentro, mostarda e cominho. Em seguida despeje-os em um pilão e pile-os, ou coloque em um saquinho plástico e soque com o cabo de uma faca até dissolver bem. Não tem problema se ficar alguns pedacinhos.
  3. Misture esses temperos pilados com o chilli em pó, o sal, o mel e o molho de soja e faça uma pasta. Espalhe essa pasta por todo o pedaço inteiro de pernil. Pode fazer alguns furos no pernil com uma faca e espalhar bem os temperos.
  4. Coloque o pernil para assar a 120ºC por 1 hora.
  5. Passada a 1ª hora, aumente a temperatura para 150ºC e deixe assar por mais 1 hora.
  6. Passada a 2ª hora, vire o pernil de forma com que a parte de cima já bem caramelizada fique em contato com a forma. Derrame sobre a própria carne o líquido que se espalhou pela forma. Deixe assar por mais 1 hora na mesma temperatura.
  7. Passada a 3ª hora, corte o pernil em pedaços menores e espalhe pela forma. Nesse momento tire o excesso de gordura e o pedaço de pele. Derrame sobre a carne 150ml de cerveja Bock e asse por mais 30 minutos a 150ºC.
  8. Passados 30 minutos, vire os pedaços e asse por mais 30 minutos do outro lado, a 150ºC.
  9. Enquanto a carne vai assando, refogue o bacon picado com a cebola e o aipo picados. Quando dourar o bacon e começar a grudar um pouco na frigideira, derrame o restante da cerveja e deixe levantar fervura. Adicione a farinha para engrossar esse molho e reserve. Não adicione sal no molho, a carne está salgada suficientemente!
  10. Tire a carne do forno e agora desfie os pedaços, corte-os, rasgue-os com as mãos, o que preferir. Essa preparação tem um certo aspecto rústico, então o seu jeito é o melhor jeito de fazer. Certifique-se de retirar o osso da carne, e em seguida derrame o molho de Bock sobre toda essa carne deliciosa e macia. Misture bem e asse por mais 1 hora a 150ºC. (Prometo que essa é a última hora!)
  11. Para fazer a salada, fatie o repolho e a cebola, tempere com meio abacate maduro bem amassado, uma pitada generosa de sal, suco de um limão e folhas de coentro (quantidade a seu gosto – nem todos gostam muito, então sugiro ir colocando e provando).
  12. Doure em uma frigideira antiaderente as fatias de abacaxi dos dois lados (não esqueça de tirar com uma faquinha aquela parte mais fibrosa do centro).
  13. Passada a última hora do pernil no forno, é só partir pra montagem: corte o pão de hambúrguer ao meio, coloque carne de porco bem suculenta, uma fatia de abacaxi, salada de repolho e feche com o pão.
  14. Pronto, é só saborear seu maravilhoso Sanduíche de Pernil com Bock. Não foi tão rápido, mas eu prometo que se você fizer, vai ficar delicioso.

Pode assustar um pouco esse tempo de forno da carne, e você pode dar uma acelerada no cozimento se quiser.

Minha dica é passar o papel alumínio na forma e assar a 200ºC por uma hora e depois ir controlando a temperatura e as etapas da produção. Mas, não vai ficar do mesmo jeito, e apesar de demorado, não é muito trabalhoso!

Vale a pena deixar no forno, ficar de olho no relógio e ir monitorando a carne. Sabe, tarefa de domingo?

Essa é uma das boas! E você sempre pode substituir algum ingrediente que não gosta por um outro… eu sugiro manter a cerveja bock e o mel, pois são de fato a essência dessa preparação.

Espero que tenham gostado dessa receita!

Deixe comentários aqui em baixo de quais receitas vocês também gostariam de ver por aqui, compartilhe nas redes sociais e se fizer a receita posta lá no Instagram e marque o perfil @ocaneco e @aymeluiza pra gente ver e curtir!

*foodie: uma pessoa que ama comida e é muito interessada em seus diversos tipos e apresentações.

Fotos: Roberto Schütz.

This Post Has One Comment

Deixe um comentário