Temos em mão a nossa cerveja especial. E agora?

Agora vamos beber, mas com todos os cuidados que um produto que foi elaborado por mestres cervejeiros cuidadosos, experientes e criativos merece.

Lembre-se:

Não vamos jogar nossa cerveja no ralo. E para que isso nunca aconteça, vamos aprender como servir cerveja perfeitamente em 5 passos.

1. Copo

O ideal é ter o copo proprietário da cerveja que estamos degustando. Nem sempre isso é possível devido aos custos e, principalmente, dificuldade de encontrar. Mas se o copo for apropriado ao estilo da cerveja que estamos degustando, já teremos um bom resultado. O copo deve ser limpo, claro. Mas é fundamental ter sido lavado com detergente neutro, livre de aromas fortes e absolutamente muito bem enxaguados. O resíduo de detergente não deixa que a espuma se forme. Cerveja sem espuma, nunca. Espuma bem formada, sempre !

2. Cerveja

Quanto mais fresca, melhor. O termo “fresca” a qual nos referíamos está no sentido que quanto mais nova melhor*. Ou seja, quanto mais próxima da data de fabricação, mas aberta, mais viva estará a cerveja.

* Salvo a exceção de algumas cervejas que evoluem com o tempo.

3. Temperatura

Estupidamente gelada? Não. A temperatura deve estar entre 5 e 8 graus centígrados. Esta faixa média é facilmente aplicada a maioria das cervejas e estilos, porém, cada estilo tem a sua faixa ideal de temperatura. A maioria das cervejarias inclui esta informação em seus rótulos.

4. Serviço

Na hora de servir devemos ter maestria. Ok, não é preciso exagerar, mas pode-se dizer que devemos ter cuidado – ou contar com a sorte em alguns casos. A regra genérica é: despeje um pouco de cerveja para temperar o copo e formar espuma. Depois sirva o restante. E até onde servir? Até a metade? Errado, só se você não se preocupa com a aparência da sua cerveja. Como tratamos nossas cervejas com carinho e admiração, enchemos o copo inteiro.

5. Apreciação

A primeira etapa de qualquer degustação no universo da gastronomia começa com a análise visual. Veja se a cerveja se encontra: com uma espuma bem formada, copo servido até a boca, devidamente bem apresentando. Você conseguiu o copo perfeito ! Vamos-lá. Cheers !

Ein Prosit !

Créditos:  Matéria extraída da Revista Ein Bier – Edição 03 Abril e  Maio 2015

O Caneco Cerveja Artesanal e Clube da Cerveja