Degustação: Cerveja Lohn Bier Quadruppel

O estilo Quadrupel foi criado por uma abadia trapista belga, a La Trappe.

Caracterizada por uma graduação alcoólica superior (9-13%) com um sabor intenso e encorpada em comparação as suas irmãs menores Tripel e Dubbel.

Geralmente de cor mais escura, essa interpretação desse estilo pela Cervejaria Lohn Bier tem uma linda cor amarelo-laranja, é levemente turva mas com intensos reflexos ouro velho.

A espuma é branca, cremosa e compacta com longa persistência deixando sempre uma fina camada branca sobre o liquido.

Leves toques condimentados lembrando pimentas brancas e casca de pão, notas maltadas remetendo a frutas cristalizadas, abacaxi, mamão e damasco.

A medida que a cerveja esquenta e desenvolve no copo aparecem toques de cana-de-açúcar, marzapan e amêndoas.

No paladar no primeiro impacto revela a sua potência alcóolica e o seu dulçor que rapidamente é cortado por um final seco.

Com um corpo médio-alto, sua textura cremosa e o seu alto teor alcoólico ao passar dos minutos conseguem se desenvolver no copo, e a cada gole parece ser uma cerveja diferente.

A sua elegância no paladar é feita sobre tudo por frutas amarelas secas e um dulçor quase selvagem derivado do caldo-de-cana usado na receita.

O resultado dessa combinação é uma cerveja maciça, para ser bebida em pequenas doses esperando que ela evolua no copo, capaz de te fazer companhia por uma noite inteira, para mais tarde acompanhar nos para debaixo das cobertas.

Em datas especiais é uma ótima cerveja para substituir o clássico prosecco ou champagne.

Consegue fazer frente aos pratos intensos e saborosos, passando pelos pratos salgados e também não deixando se intimidar pelas sobremesas doces, pesadas e cremosas.

Cervejaria: Lohn Bier – Orleans (SC)

Estilo: Belgian Quadrupel

Copo: Cálice

Harmonização: Carnes intensas selvagens ou de caça (javali, marreco, cordeiro, ovelha, carneiro, coelho), doces a base de frutas secas ou cristalizadas (bolos, tortas, panetones, marzapan, pudins).

 

——————-
Por Doug Merlo
Doemens Biersommelier Diplom
Italian Beer Taster Diploma
BJCP Certified
Mixologist