-->

Estilos

Conheça mais sobre a Cerveja Lager

CERVEJA LAGER 

A nível mundial, a Cerveja Lager (cervejas de baixa fermentação) são as cervejas mais produzidas e vendidas no mundo chegando a 90% de toda a produção mundial, mas falando de estilos de cerveja tem um número muito inferior as Ale (cervejas de alta fermentação). Ai vocês me perguntam: “mas como é possível existirem muito menos estilos de cerveja tipo Lager e mesmo assim 90% da produção e consumo mundial são das Lagers?” toda essa produção é impulsionada por 3 ou 4 estilos, ou seja a clássica Pilsen e suas variantes.

Como falei no parágrafo acima as Lager são cervejas produzidas através de fermentação a baixa temperatura (5-10°C), diferentemente das Ale que são cervejas fermentadas através de altas temperaturas (15-25°C). Quem determina esses dois tipos de fermentação são as leveduras que são usadas, ou seja, levedura de baixa ou alta fermentação.

Por um longo período de tempo na história, as únicas cervejas produzidas eram as cervejas de alta fermentação (ale), ou seja fermentavam praticamente em temperatura ambiente. Mas o grande problema dessas cervejas é que estragavam facilmente com as variações de temperatura e o excessivo calor, então as cervejas começaram a ser armazenadas em cavernas juntamente com a neve e o gelo que eram recolhidos durante o inverno e assim a temperatura dessas cavernas mantinham-se constantes o ano inteiro. E assim foram descobertas as cervejas tipo Lager (baixa fermentação). O nome Lager deriva próprio de lagerung, que em alemão significa “armazenamento”, “estocagem”.

guia de estilo lager - faça download

HISTÓRIA E ORIGEM DA CERVEJA LAGER

Mas como isso aconteceu? Simples, com o passar do tempo houve um processo de seleção natural que determinou o desaparecimento das leveduras que necessitavam de altas temperaturas para fermentar (Saccharomyces cerevesiae), deixando assim espaço para outros tipos de leveduras que poderiam fermentar a baixas temperaturas (Saccharomyces pastorianus).

Segundo alguns estudiosos, as leveduras responsáveis pela baixa fermentação foram descobertas em época medieval, mas foi a partir do século XIX com a evolução tecnológica e cientifica que as cervejas tipo Lager obtiveram uma explosão mundial.

Para entender esse fenômeno, posso citar o exemplo da região da Bohemia que em 1860 existiam 281 cervejaria que só produziam cervejas tipo Ale e 135 de cervejas tipo Lager. Dez anos mais tarde as cervejarias que produziam Lager tiveram um salto para 831 enquanto as cervejarias que produziam Ale diminuíram o seu numero para míseras 18.

Por muito as cervejas Lagers eram de cores escuras, mas com a evolução tecnológica, cientifica e os afinamentos da produção, as cervejas lager claras foram ganhando cada vez mais espaço até chegar na difusão que é hoje.

PRODUÇÃO E CARACTERÍSTICAS DA CERVEJA LAGER

Cerveja Lager - Cerveja tipo Lager Blog de cerveja artesanal

Como falei anteriormente, a grande maioria das cervejas tipo Lager produzidas hoje em dia são de cor clara (amarelo dourado ou palha). O sabor geralmente não tem notas marcantes, uma alta drinkability e preferivelmente devem ser consumidas a breve tempo e a temperaturas mais baixas (4-6°C).

Gostaria de fazer uma observação aos leitores: a cor e graduação alcoólica de uma cerveja, não indica se ela é uma Lager ou um Ale, pois existem tanto Lager quanto Ale escuras e alcoólicas (podendo chegar a 12% de álcool).

Podemos geralmente identificar as cervejas Lagers usando o nosso sensorial (principalmente olfato e paladar). As cervejas Lager por não terem um perfil de fermentação tão agitadas quanto as das Ale, não encontramos ésteres de levedura (frutas maduras, temperos, etc), então se as cervejas tipo Lager não tem cheiro de levedura, elas vão ter cheiro de quais outras matérias-primas? Lúpulo e malte! Então geralmente em cervejas Lagers a complexidade olfativa e gustativa virá dos maltes e lúpulos usados para a fabricação da cerveja, ao contrário de uma Ale onde sentimos perfumes de levedura. Então as principais características sensoriais de uma Lager são notas herbais, picantes, floreais, cereais, caramelo, chocolate, café e algumas vezes defumadas.

As leveduras Lagers além de não produzirem ésteres, tem a característica de ser altamente floculante, o que isso quer dizer? Quer dizer que no final da fermentação essas leveduras se conglomeram e decantam no fundo do fermentador, deixando a cerveja mais límpida.

EXEMPLOS DE ESTILOS LAGER 

  • Pilsen
  • Bock
  • Doppelbock
  • Dortmunder Export
  • Dunkel
  • Schwarzbier
  • Rauchbier
  • Vienna
  • Steinbier
Aproveite agora e Faça aqui Download  do o Guia de Estilo das Cervejas Lager
———————-
Por Doug Merlo
Doemens Biersommelier Diplom
Italian Beer Taster Diploma
BJCP Certified
Mixologist

4 Comentários

  1. Francisco Lyra

    Nunca tomei a lager. Vou experimentar, se for o que estou pensando (boa mesmo) divulgarei ela para o muuuuuuudo inteiro.

    • André Trombini

      Francisco, td bem? Cara, não vou esconder que sou muito fã da Heineken. Mas garanto que voce encontrará muitas Lagers excelentes no Brasil. Fica, entao, minha dica: a Heineken, na minha opinião, não em igual! Grande abs, depois conta o que achou.

  2. Arildo Siqueira

    Concordo plenamente com o André Trombini ….Heineken não tem igual!

  3. Leonardo Ribeiro

    A Budweiser é uma boa opção alem da Brahma exra e Brahma extra red, mas a Heineken a minha preferência

Deixar um comentário

Website por Lupulada Estratégias Digitais