Contribuições da cerveja para a humanidade
-->

Curiosidades

7 contribuições da cerveja para a humanidade

Contribuições da cerveja para a humanidade

Contribuições da cerveja para a humanidade: A cerveja é responsável por diversas evoluções tecnológicas da humanidade

Ao longo dos últimos milênios, o desenvolvimento de técnicas para a otimização da produção de cerveja contribuiu de forma significativa para o avanço de várias civilizações.

A trajetória da nossa bebida favorita também influenciou na invenção de muitas coisas que facilitam nossas vidas hoje – como a geladeira, por exemplo. Veja outras contribuições!

1 – Sedentarismo

Existe uma teoria relativamente bem aceita de que a transição para a vida sedentária – e, consequentemente, o início das grandes civilizações – se deve principalmente ao cultivo da cevada. Por muito tempo, os especialistas acreditaram que a produção de pão havia servido de impulso para a chamada revolução agrícola. No entanto, estudos recentes mostram que a planta já era cultivada muito antes da descoberta do alimento.

2 – Escrita

Ainda que existam divergências entre os arqueólogos a respeito da origem da escrita, boa parte deles concorda que os sumérios foram um dos primeiros povos a dominar essa técnica. E uma das principais motivações deles era… A cerveja! Eles gravavam pictogramas em barro para registrar transações comerciais e receitas da sua bebida favorita. Além disso, tinham mais de 160 símbolos da escrita cuneiforme associados a ela.

3 – Purificação da água

Durante a Idade Média, a falta de saneamento básico facilitava a proliferação de diversas doenças. Por isso, muitas pessoas adotavam a cerveja como uma alternativa à água. Mesmo quando era produzida com água poluída, a cerveja se mostrava uma bebida muito mais segura para o consumo, principalmente por conta dos processos de fervura e fermentação.

4 – Refrigeração

Você sabia que a cerveja só costumava ser produzida no inverno por conta da dificuldade de mantê-la gelada durante o verão? Isso só mudou quando a cervejaria Guinness pediu a um engenheiro alemão chamado Carl von Linde que criasse um sistema de refrigeração artificial. É por causa disso que hoje podemos conservar alimentos com tanta facilidade.

5 – Pasteurização

Geralmente associado à produção de leite, o processo de pasteurização só foi criado graçContribuições da cerveja para a humanidade refrigeraçãoas à cerveja. O microbiólogo francês Louis Pasteur trabalhava para diversas cervejarias e estudou as células de levedura para descobrir porque a bebida estragava tão facilmente. Ele acabou descobrindo as bactérias responsáveis por isso e desenvolveu uma solução para o problema.

6 – Escala de pH

Amplamente utilizada em experimentos químicos, a escalda de pH só existe por conta da necessidade que a cervejaria Carlsberg tinha de controlar a acidez das suas cervejas. Tentando contornar essa situação, o químico dinamarquês Søren Sørensen descobriu que quanto mais íons de hidrogênio presentes na composição, mais ácida a bebida se tornava.

7 – Bomba hidráulica

Por mais estranho que pareça, as primeiras bombas hidráulicas não foram inventadas para combater incêndios! No fim do século XVIII, o engenheiro britânico Joseph Bramah criou a primeira bomba hidráulica para tirar cerveja de barris. Ele só percebeu que sua invenção podia ser usada em caminhões de combate a incêndios muitos anos depois.

Você já conhecia algumas das contribuições da cerveja para o mundo?

O que pensa a respeito desse assunto? Deixe um comentário!

1 Comentário

  1. Paulo Piva

    Prezada Kamylla,

    Excelente material. Trabalho com cervejas mundialmente conhecidas exemplo Heineken e cervejas artesanais.

Deixar um comentário

Website por Lupulada Estratégias Digitais