Dunkel vs Schwarzbier:
Qual a diferença entre estes dois estilos?

No episódio 6 do reality show Eisenbahn Mestre Cervejeiro a cerveja produzida pelos participantes foi uma Dunkel. E durante a brassagem da cerveja foi abordado o tema Dunkel vs Schwarzbier – Qual a diferença entre estes dois estilos?

Este assunto é recorrente e bastante confuso, tanto que a Dunkel da Eisenbahn é uma Schwarzbier.

Isso mesmo, a cerveja produzida pela Eisenbahn com o rótulo Dunkel na verdade á uma cerveja do estilo Schwarzbier.

Esta atitude da cervejaria é totalmente aceitável, visto que quando do lançamento deste estilo o mercado cervejeiro artesanal do Brasil ainda estava dando seus primeiros passos, portanto os consumidores não estavam acostumados com nomes de estilos.

Imagina o consumidor neste momento pedindo por uma Schwarzbier, uma palavra estranha e de difícil pronúncia, por isso optaram por Dunkel.

Dunkel vs Schwarzbier: A cor

A primeira grande diferença está na cor.

A palavra dunkel no alemão significa escuro.

As cervejas Dunkel tem a cor que varia entre marrom claro e marrom muito escuro.

Já a palavra schwarz no alemão significa preto.

A coloração da Schwarzbier vai do marrom escuro ao preto.

Dunkel vs Schwarzbier: Aromas e sabores

Nos aromas e sabores temos outras diferenças:

A Dunkel é marcada pela forte presença de malte caramelo, ressaltando o biscoito, pão, toffee, com presença muito discreta de lúpulo, apenas para cortar o dulçor do malte, são cervejas de corpo médio.

A Schwarzbier é mais seca, característica da utilização de maltes torrados, porém não se deve encontrar forte presença de sabores e aromas torrados. E necessário equilíbrio e sutileza entre aromas e sabores de café, chocolate e toffee, presença mediana de lúpulo e corpo médio.

Dunkel vs Schwarzbier apresentam diferenças sutis principalmente nos maltes e na percepção do lúpulo.

Produção da Dunkel: Assista o Episódio.

Dunkel vs Schwarzbier: Guia de Estilos BA

Ambas cervejas são da família Lager de origem alemã.

Veja a descrição delas no Guia da Estilos Brewers Association 2012

Estilo: European Dark/Münchner Dunkel

Tem coloração que vai do marrom claro ao escuro, com aromas e sabores pronunciados de malte, que se sobressaem diante de um amargor límpido, seco e moderado de lúpulo. Não apresenta um caráter exageradamente doce, mas sim um equilíbrio entre a doçura do malte, o amargor de lúpulo e o corpo, de leve a moderado. As versões mais clássicas devem apresentar aromas de chocolate, de malte tostado, de pão ou abiscoitados, provenientes do uso de malte Munich escuro. Maltes de chocolate e torrados também podem ser usados, mas em porcentagens mínimas. Aromas e sabores de lúpulos nobres devem ser baixos, mas perceptíveis. Amanteigado (diacetil) deve ser notado. Notas frutadas (ésteres) características das ales não devem aparecer.

Densidade original (ºPlato) 1.052-1.056 (13-14 ºPlato)
Extrato aparente/densidade final (ºPlato) 1.014-1.018 (3.5-4.5 ºPlato)
Álcool por peso (Volume) 3.8-4.2% (4.5-5%)
Amargor (IBU) 16-25
Cor SRM (EBC) 15-20 (30-40 EBC)

Estilo: German Schwarzbier

Com coloração que vai do marrom escuro ao negro, apresenta características de malte torrado sem exibir o amargor a que está normalmente associado. Não é encorpada, apresenta um corpo moderado que delicadamente realça os sabores e aromas de malte, com doçura variando de baixa a média. O amargor de lúpulo tem intensidade de baixa a moderada. Aromas e sabores de lúpulos nobres devem ser baixos, mas perceptíveis. Notas frutadas (ésteres) não devem aparecer. Amanteigado (diacetil) deve ser notado.

Densidade original (ºPlato) 1.044-1.052 (11-13 ºPlato)
Extrato aparente/densidade final (ºPlato) 1.010-1.016 (2.5-4 ºPlato)
Álcool por peso (Volume) 3-3.9% (3.8-5%)
Amargor (IBU) 22-30
Cor SRM (EBC) 25-30 (50-60 EBC)

Deixe um comentário