Marcas de Cerveja Artesanal: Como saber qual é verdadeiramente artesanal?

Com o crescimento do mercado cervejeiro artesanal no Brasil as prateleiras dos supermercados e lojas especializadas estão disponibilizando cada vez mais opções de marcas de cerveja artesanal e rótulos para você.

Essa explosão do mercado cervejeiro também trouxe uma série de novos termos para as embalagens e novas possibilidades para o pessoal de marketing das cervejarias, a propaganda está bastante criativa.

Alguns termos utilizados são:

Marcas de Cerveja Artesanal: Como diferenciar?

Como toda esta disponibilidade de marcas de cerveja artesanal e criatividade comercial, como escolher um rótulo verdadeiramente artesanal?

Para diferenciar as produtoras consideradas artesanais, sem ligação com grupos econômicos multinacionais, ABRACERVAAssociação Brasileira de Cerveja Artesanal – auxilia você neste escolha.

Selo ABRACERVA

A ABRACERVA disponibiliza para as cervejarias associadas o Selo de Cervejaria Artesanal Brasileira.

marcas

Para que uma cervejaria possa utilizar o selo, ela deve cumprir alguns requisitos e concordar com algumas regras:

  1. Ser produzida em um estabelecimento legalmente registrado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
  2. Ser independente de grandes grupos econômicos.
  3. Ser associado da ABRACERVA
  4. Declarar cumprir todas as normas estatutárias da ABRACERVA.

Para você que aprecia cervejas artesanais é muito importante conhecer a ABRACERVA, seu estatuto e regras, pois todos somos responsáveis pelo crescimento do mercado cervejeiro artesanal brasileiro.

Inclusive entusiastas do universo cervejeiro também podem se associar a ABRACERVA.

Marcas de Cerveja Artesanal

Então fique totalmente à vontade e tranquilo para escolher os rótulos de suas degustações.

As possibilidades estão cada vez maiores, basta você ficar atento se as marcas de cerveja artesanal que você escolher possuem o Selo ABRACERVA de Cervejaria Independente.

A ABRACERVA acredita na independência do mercado de cerveja artesanal no Brasil.

Ainda que não haja definição legal sobre o que é artesanal, a associação entende que ser independente de grandes grupos econômicos, que o cuidado com a matéria prima, que o sabor em primeiro lugar e que práticas colaborativas e não predatórias são essenciais para o crescimento da cerveja artesanal brasileira.

Como se associar a ABRACERVA?

Se você é gestor de uma cervejaria artesanal e deseja utilizar o Selo da ABRACERVA, acesse o site da associação e associe-se.

Podem se associar a ABRACERVA:

  • Cervejarias
  • Cervejarias Ciganas
  • Distribuidores de cerveja artesanal
  • Pontos de Venda de Cerveja Artesanal
  • Sommeliers de cerveja
  • Profissionais de ensino e consultores
  • Entusiastas do universo cervejeiro

O Blog O Caneco é associado a ABRACERVA e acredita que somente com a união de todos os elos da cadeia construiremos um mercado cervejeiro artesanal forte e próspero.