Bierbaum: A melhor cervejaria da América do Sul

No último mês de junho, aconteceu em Curitiba a 6ª edição do South Beer Cup, o concurso cervejeiro considerado a Copa Libertadores da Cerveja.

Na edição de Curitiba a Cervejaria Bierbaum, da cidade catarinense de Treze Tílias, foi considera a Cervejaria do ano, ganhando 1 medalha de ouro, 3 medalhas de prata e 1 medalha de Bronze.

A Cervejaria Bierbaum

A cervejaria foi fundada em 2004 na bela cidade de Treze Tílias, considerada o tirol brasileiro.

O clima europeu da Áustria brasileira inspirou os irmãos Bierbaum, que é o sobrenome da família e na língua alemã significa “árvore de cerveja”, a fundar a cervejaria que foi construída preservando as características arquitetônicas de estilo alpino, em anexo ao Restaurante Edelweiss.

Cervejaria Bierbaum em Treze Tílias

Painel interno do Restaurante Edelweiss anexo a fábrica da Cervejaria Bierbaum

Cerveja Bierbaum Doppelbock
Medalha de Ouro

De baixa fermentação, uma cerveja forte e com pronunciado aroma de malte. A complexidade de sabores provém da diversidade de maltes, do alto teor alcoólico combinada com baixo amargor de lúpulo. Produzida inicialmente por monges para ser consumida durante o jejum da quaresma, fato esse que lhe atribuiu o nome de “pão líquido”

  • Teor alcoólico: 10,3% vol
  • Índice de amargor: 23 IBU
  • Temperatura de Serviço: 8º a 12ºC
  • Harmonização: Carne suina assada, batatas gratinadas, goulash, javali e creme brûlée
a melhor cervejaria da américa do sul - bierbaum doppelbock

Cerveja Bierbaum Doppelbock

Cerveja Bierbaum Weizen Rauchbier
Medalha de Prata

Cerveja elaborada com 100% de malte defumado, de alta fermentação e médio teor alcoólico. Possui aromas que remetem ao defumado, com leve toque de madeira de carvalho e o amargor final leve e delicado. Cerveja de alta carbonatação e médio corpo.

  • Teor alcoólico: 5,5% vol
  • Índice de amargor: 16 IBU
  • Temperatura de Serviço: 5º a 7ºC
  • Harmonização: Pratos defumados, pizza calabresa, suínos e bovinos.
a melhor cervejaria da américa do sul - Bierbaum weizen rauchbier

Cerveja Bierbaum Weizen Rauchbier

Cerveja Bierbaum Bock
Medalha de Prata

Cerveja 100% malte, de alto teor alcoólico e baixa fermentação, do estilo Bock, com coloração âmbar escura e boa formação de creme, carbonatação regular que ajuda a realçar os aromas dos maltes especiais. O que mais se destaca nesta cerveja, é o equilíbrio entre a doçura dos maltes especiais em sua formulação, o amargor do lúpulo e do teor alcoólico. Tudo perfeitamente combinando para ser uma cerveja Gourmet.

  • Teor alcoólico: 6,7% vol
  • Temperatura de Serviço: 5º a 7ºC
  • Harmonização: Pratos a base de carne vermelha, pizza calabresa, massas e grelhados.
a melhor cervejaria da américa do sul - Bierbaum Bock

Cerveja Bierbaum Bock

Cerveja Bierbaum Keller
Medalha de Prata

Tradicionalmente conhecida como cerveja de porão, por ser produzida inicialmente em pequenas cervejarias europeias onde não se utilizava o método de filtração. Produzida com 100% malte, baixo teor alcoólico e de baixa fermentação. Permanece por um período longo de maturação nos tanques. Sendo que a presença de sedimentações no produto são normais devido a cerveja não ser filtrada.

  • Teor alcoólico: 4,8% vol
  • Índice de amargor: 23 IBU
  • Temperatura de Serviço: 5º a 7ºC
  • Harmonização: Carne branca, frutos do mar, queijo brié, pizza napolitana, marreco recheado.
a melhor cervejaria da américa do sul - Bierbaum keller

Cerveja Bierbaum Keller

Cerveja Bierbaum Vienna
Medalha de Bronze

A cerveja 100% malte, de coloração avermelhada, de baixa fermentação e médio amargor do tipo Vienna Lager. A Bierbaum Vienna possui 05 tipos de malte, com aromas que remetem tons florais e cítricos provenientes dos dois tipos de lúpulo utilizados. Seu sabor apresenta boa presença de malte no início e leves notas adocicadas. Recebe uma generosa porção de lúpulo (Dry hopping), trazendo um agradável e persistente amargor

  • Teor alcoólico: 5,2% vol
  • Temperatura de Serviço: 2º a 4ºC
  • Harmonização: Carne vermelha, queijo gruyére, queijo Gouda, grelhados.
a melhor cervejaria da américa do sul - Bierbaum vienna

Cerveja Bierbaum Vienna

Restaurante Edelweiss

A cidade de Treze Tílias é um destino turístico imperdível, vale muito a pena conhecer uma pedacinho da Áustria no Brasil, e uma das atrações desta bela cidade localizada no oeste do estado de Santa Catarina é o Restaurante Edelweiss, que fica anexo a fábrica da Cervejaria Bierbaum.

No restaurante você poderá degustar todas as cervejas produzidas pela Bierbaum harmonizadas com belos pratos da cozinha austríaca, também poderá comprar cervejas e souvenirs da premiada cervejaria, não deixe de programar uma viagem para o Tirol Brasileiro.

Cervejaria Bierbaum em Treze Tílias

Restaurante Edelweiss anexo a fábrica da cervejaria Bierbaum