Cerveja Artesanal - Blog de CervejasCerveja Artesanal: A cerveja quando feita com ingredientes naturais e produzida artesanalmente é saudável!
Obviamente é importante não abusar, mas algumas pesquisas recentes como o estudo conduzido pela Food and Chemical Toxicology demonstram que “quem bebe cerveja vive 100 anos”.

Mas por que devemos beber cerveja artesanal?

A cerveja é rica em sais minerais, particularmente a vitamina B que garante o equilíbrio do sistema nervoso central, ajuda na digestão e intervém em maneira positiva no nosso metabolismo através de fósforo, iodo, magnésio, potássio e cálcio. Não vamos esquecer que a cerveja é feita principalmente de cereais, e próprio por esse motivo consegue manter o correto equilíbrio entre etanol e outros nutrientes.

Segundo a Tufts University a cerveja ajuda a proteger a densidade mineral dos ossos prevenindo doenças como a osteoporose. Além disso o silício presente na cerveja artesanal ajuda a prevenir o Alzheimer, também ajuda a reduzir o acúmulo de alumínio que se deposita no intestino. Foi demonstrado que a cerveja artesanal melhora a elasticidade das artérias aumentando a formação de colesterol “bom”.

Mais de 93% da cerveja artesanal é feita de água e, em comparação com outros tipos de bebidas, contém muito menos açúcares e estimula a produção de bile estomacal, ajudando a queimar as gorduras e as fibras da cerveja artesanal contribuem para uma sensação de satisfação.

A cevada presente em grande quantidade em 100% das cervejas artesanais juntamente com o ácido felúrico são ótimas para a pele e para os cabelos. Os fitoestrógenos presentes nos lúpulos contribuem para o reequilíbrio dos hormônios e por esse motivo a cerveja artesanal é muito indicada para as mulheres que se aproximam da menopausa.

Sendo a grande maioria das cervejas artesanais são de maltes 100% cevada, você não corre o risco de estar ingerindo algo que tenha transgênicos na sua composição!

Saindo da assunto saúde, beber cerveja artesanal e local ajuda a sua região a se desenvolver, você estará ajudando os micro-empreendimentos da sua região/Estado a crescer e se desenvolver, enriquecendo o seu mercado local e sustentando nichos de tradição e cultura.

Depois de tantos bons motivos para se beber cerveja artesanal, não me resta mais nada a não ser ir até a minha adega abrir uma boa cerveja, cheers!