Receita: Sanduíche de Pernil

Eba, cozinhar com cerveja! Tomando cerveja… Pra harmonizar com cerveja? Sim, sim, sim!

Pode de tudo um pouco, porque cerveja boa também é versátil assim.

Aliás, vocês vão me ver de vez em quando por aqui dando umas dicas e receitas com cerveja e também pra harmonizar com cerveja… Ah, e quem sou eu? Só mais uma *foodie fanática, que adora testar umas receitas novas, inventar e é claro, comer.

Meu nome é Aymê Schütz, também escrevo no meu próprio blog, e a partir de agora nos vemos por aqui.

Pra abrir esse espaço com muito estilo, eu fiz um Sanduíche de Pernil com Cerveja Bock e uma incrível e refrescante salada de repolho com coentro.

Mas vou te contar o que tem de “tão” especial nesse sanduíche: o pernil leva 5 horas ao forno. WHAT?

Quando se trata de cozinhar, para adicionar sabor existem dois ingredientes infalíveis: sal, indispensável em quase todos os casos, e gordura, um pouco mais opcional (em certos casos).

Sanduíche de Pernil com cerveja bock

Mas além desses ingredientes, duas técnicas também ajudam muito: cozinhar muito pouco determinados alimentos para manter textura e sabor, ou cozinhar lentamente por horas em temperatura amena outros ingredientes, para extrair e mixar mais sabores.

Então, não vou mentir pra você, essa não é uma daquelas receitas pá pum, 5 minutos e pronto. Essa é uma das que levam horas, mas no fim das contas vale MUITO a pena.

Revelado o maior segredo que é o tempo e a temperatura de cozimento, tem mais uma dica que ajudou bastante: a cerveja Bock.

É uma cerveja forte e encorpada que casa perfeitamente com o caramelado que o mel dá à carne durante o tempo no forno, e essa combinação agrega um sabor muito apetitoso ao pernil.

Contrasta com a salada de repolho e o abacaxi grelhado, e no final o lanche se torna irresistível!

Ah, já vai lá no mercado e compra duas Bocks da Schornstein, porque nesse caso o lanche pede uma cerveja bem encorpada e eu tenho certeza que você vai querer tomar uma geladinha ao se deliciar com esse sanduíche.

sanduíche de pernil desfiado com cerveja

Sanduíche de Pernil com Bock

Ingredientes:

1,6 kg de pernil suíno com pele e com osso
1 colher de sopa de pimenta chilli em pó
1 colher de sopa de sal
4 colheres de sopa de mel
4 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de chá de coentro em grão
1 colher de chá de mostarda em grão
½ colher de chá de cominho em grão
1 cerveja Bock 500 ml
100g de bacon cortado em cubos
1 cebola grande picada
1 talo de aipo picado
1 colher de sopa de farinha de trigo
½ cabeça de repolho
½ abacate maduro
1 limão taiti
1 cebola
1 punhado de coentro
1 pitada generosa de sal
fatias de abacaxi para servir
pão de hambúrguer para servir

Modo de Fazer:

  1. Pré-aqueça o forno a 150ºC.
  2. Em uma frigideira, dê uma leve tostada nos grãos de coentro, mostarda e cominho. Em seguida despeje-os em um pilão e pile-os, ou coloque em um saquinho plástico e soque com o cabo de uma faca até dissolver bem. Não tem problema se ficar alguns pedacinhos.
  3. Misture esses temperos pilados com o chilli em pó, o sal, o mel e o molho de soja e faça uma pasta. Espalhe essa pasta por todo o pedaço inteiro de pernil. Pode fazer alguns furos no pernil com uma faca e espalhar bem os temperos.
  4. Coloque o pernil para assar a 120ºC por 1 hora.
  5. Passada a 1ª hora, aumente a temperatura para 150ºC e deixe assar por mais 1 hora.
  6. Passada a 2ª hora, vire o pernil de forma com que a parte de cima já bem caramelizada fique em contato com a forma. Derrame sobre a própria carne o líquido que se espalhou pela forma. Deixe assar por mais 1 hora na mesma temperatura.
  7. Passada a 3ª hora, corte o pernil em pedaços menores e espalhe pela forma. Nesse momento tire o excesso de gordura e o pedaço de pele. Derrame sobre a carne 150ml de cerveja Bock e asse por mais 30 minutos a 150ºC.
  8. Passados 30 minutos, vire os pedaços e asse por mais 30 minutos do outro lado, a 150ºC.
  9. Enquanto a carne vai assando, refogue o bacon picado com a cebola e o aipo picados. Quando dourar o bacon e começar a grudar um pouco na frigideira, derrame o restante da cerveja e deixe levantar fervura. Adicione a farinha para engrossar esse molho e reserve. Não adicione sal no molho, a carne está salgada suficientemente!
  10. Tire a carne do forno e agora desfie os pedaços, corte-os, rasgue-os com as mãos, o que preferir. Essa preparação tem um certo aspecto rústico, então o seu jeito é o melhor jeito de fazer. Certifique-se de retirar o osso da carne, e em seguida derrame o molho de Bock sobre toda essa carne deliciosa e macia. Misture bem e asse por mais 1 hora a 150ºC. (Prometo que essa é a última hora!)
  11. Para fazer a salada, fatie o repolho e a cebola, tempere com meio abacate maduro bem amassado, uma pitada generosa de sal, suco de um limão e folhas de coentro (quantidade a seu gosto – nem todos gostam muito, então sugiro ir colocando e provando).
  12. Doure em uma frigideira antiaderente as fatias de abacaxi dos dois lados (não esqueça de tirar com uma faquinha aquela parte mais fibrosa do centro).
  13. Passada a última hora do pernil no forno, é só partir pra montagem: corte o pão de hambúrguer ao meio, coloque carne de porco bem suculenta, uma fatia de abacaxi, salada de repolho e feche com o pão.
  14. Pronto, é só saborear seu maravilhoso Sanduíche de Pernil com Bock. Não foi tão rápido, mas eu prometo que se você fizer, vai ficar delicioso.

Sanduíche de Pernil com cerveja bock - Receita

Pode assustar um pouco esse tempo de forno da carne, e você pode dar uma acelerada no cozimento se quiser.

Minha dica é passar o papel alumínio na forma e assar a 200ºC por uma hora e depois ir controlando a temperatura e as etapas da produção. Mas, não vai ficar do mesmo jeito, e apesar de demorado, não é muito trabalhoso!

Vale a pena deixar no forno, ficar de olho no relógio e ir monitorando a carne. Sabe, tarefa de domingo?

Essa é uma das boas! E você sempre pode substituir algum ingrediente que não gosta por um outro… eu sugiro manter a cerveja bock e o mel, pois são de fato a essência dessa preparação.

Espero que tenham gostado dessa receita!

Deixe comentários aqui em baixo de quais receitas vocês também gostariam de ver por aqui, compartilhe nas redes sociais e se fizer a receita posta lá no Instagram e marque o perfil @ocaneco e @aymeluiza pra gente ver e curtir!

*foodie: uma pessoa que ama comida e é muito interessada em seus diversos tipos e apresentações.
Fotos: Roberto Schütz.

4a Turma Curso Cervejeiro Caseiro