Turismo cervejeiro pela Itália: Expedição Itália 2017

A Itália é um país reconhecido pela sua cultura vinícola, porém ela é hoje um dos países onde a cerveja artesanal mais cresce, uma verdadeira revolução cervejeira artesanal, que começou em 1996 com o nascimento de algumas microcervejarias no norte italiano. Vamos juntos fazer Turismo cervejeiro pela Itália?

O número de produtores cresce a cada ano e destacam-se por sua criatividade e qualidade de seus produtos, que na maioria não são filtrados e passam por refermentação na garrafa.

A Expedição Cervejeira Itália 2017 é primeira a organizar uma viagem para DESVENDAR A ITÁLIA CERVEJEIRA, mostrando a criatividade dos cervejeiros em mesclar o mundo do vinho com o da cerveja harmonizando com a tradicional gastronomia local.

Buon viaggio

O que te espera nesta expedição cervejeira:

Os viajantes apaixonados por cerveja que farão turismo cervejeiro pela Itália, terão visitação guiada à importantes cervejarias:

  • Cervejaria Toccalmatto
  • Cervejaria Del Ducato
  • Cervejaria Le Baladin
  • Cervejaria Montegioco
  • Cervejaria Loverbeer
  • Cervejaria Extraomnes
  • Birrificio Italiano
  • Cervejaria Lambrate
  • Cervejaria Doppio Malto

Outra grande atração da viagem é uma visita ao Villaggio della birra, um dos festivais de cervejas mais importantes da Itália, que acontece na cidade de Buonconvento um dos vilarejos mais antigos lindos da Itália, rodeado pelas colinas do Vale d’Arbia no coração da Toscana.

As datas da viagem:

As datas da Expedição Itália Cervejeira 2017 estão definidas:

Início da expedição: 01 de setembro de 2017

Retorno ao Brasil: 10 de setembro de 2017

O Roteiro da Expedição Itália 2017:

Detalhes sobre as cervejarias que iremos visitar:

Cervejaria Toccalmatto

Birra Toccalmatto” iniciou a sua produção em 2008 na cidade de Fidenza na região de Emilia- Romagna.

O início da sua produção foi muito pequeno com uma cozinha de produção cervejeira de 550 litros por brassagem.

Da paixão pelas cervejas artesanais e das tradições belgas e britânicas começou um projeto, com o tempo Bruno Carilli começou a ser reconhecido não somente em território italiano, mas internacionalmente como “O Rei dos Lúpulos” devido justamente a sua criatividade na escolha dos lúpulos para a suas cervejas e as variedades novas e raras que costuma testar.


Cervejaria Del Ducato

Nascida em 2007, a cervejaria Del Ducato é hoje a microcervejaria italiana mais premiada no mundo.

De uma pequena cidade chamada Roncole Verdi, na região de Parma na Itália. Lugar do nascimento do Maestro Giuseppe Verdi e a terra de salames maturados e vinhos frisantes, uma história feita de sacrifício quotidiano e de muita paixão.

Graças a capacidade e o empenho de Giovanni Campari, homebrewer e graduado em Ciências e Tecnologias Alimentares, cervejeiro radical e visionário, e Manuel Piccoli com uma clara visão empreendedora, a cervejaria Del Ducato foi sempre protagonista nas competições nacionais e internacionais e atualmente exporta 15% da produção (USA, Canada, Brasil, Noruega, Suécia, Espanha, Japão) realizando um crescimento constante de 80% do faturado total anual.

No ano de 2012 a cervejaria ganhou 7 prêmios no European Beer Star, uma das maiores e mais importantes competições do mundo, feito até hoje não alcançado ou batido.


Cervejaria Le Baladin

Birrificio Baladin nasce como brewpub em 1996 na cidade de Piozzo, pequena cidade no Piemonte rodeada por vinícolas.

Realização do sonho de seu proprietário e cervejeiro Teo Musso, cervejeiro de personalidade poliédrica e com grande dom comunicativo, sendo um dos pioneiros da indústria cervejeira artesanal italiana é considerado um dos maiores representantes do “novo modo de fazer cerveja”, ou seja, rigorosamente artesanal e preferivelmente harmonizando com uma boa comida.

A cerveja, para Teo Musso é uma paixão, um intenso amor pelo gosto e sem dúvida uma forma de expressão.

Através das suas receitas ele comunica momentos da sua vida, do seu ser e da constante procura do perfeito equilíbrio sensorial. “A cerveja é terra! ”.

Essa mensagem é fortemente repetida pela cervejaria desde o seu princípio para fazer entender que a cerveja é uma expressão direta da terra e da agricultura.

Para nós, é natural fazer essa conexão com o vinho e muito mais difícil com a cerveja, mas Baladin decidiu se empenhar diretamente na produção da maior parte das suas matérias primas usadas para produzir as suas cervejas, hoje Baladin tem o status de “Cervejaria Agrícola”.


Cervejaria Montegioco

A Cervejaria Montegioco fica em uma cidade de mesmo nome, em um vale chamado Grue, a poucos quilômetros da cidade de Tortona, é uma região antiga que faz fronteira com quatro regiões diferentes (Piemonte, Liguria, Lombardia e Emilia-Romagna).

Essa aventura começou em 2005 quando um velho armazém da cidade foi transformado em uma moderna microcervejaria.

Ricardo Franzosi é a mente e o apaixonado por trás dessa empreitada, a sua paixão pela cerveja o empurrou a fazer cerveja em casa por puro prazer pessoal, que mais tarde optou por transformar essa paixão em trabalho e comprometimento.

Para explicar a fundo a Cervejaria Montegioco, devemos antes de tudo entender a região onde está instalada a cervejaria As Colinas Tortoneses: “Um pequeno pedaço de quebra-cabeças preso entre Liguria, Emilia Romagna, Lombardia e Piemonte”.

Uma terra de fronteiras e de conquistas, com uma pluralidade cultural única e rara, que se reflete no modo de viver e nos produtos locais.

Uma terra muito fértil que, além de uvas de altíssima qualidade, dá vida a cerejas, pêssegos e morangos. Não é à toa que Montegioco utiliza muito as frutas nas suas produções trazendo regionalidade para as mais de 20 cervejas do catálogo.

Também conhecido pelo grande utilizo de barris de madeiras provenientes das vinícolas em torno a cervejaria.


Cervejaria Loverbeer

O amor pela produção de cerveja artesanal nasce no início dos anos 2000, quando o cervejeiro e proprietário Walter Loverier, ganhou de presente de aniversário um kit para a produção de cerveja caseira.

Rapidamente ele virou um apaixonado por cervejas artesanais, mais atento ele começou a estudar profundamente a arte de fazer cerveja, até então caseira.

Com a evolução das suas cervejas caseiras Walter começou a receber elogios, não somente dos amigos, mas também dos experts de cervejas.

Kuaska, considerado um dos maiores degustadores de cervejas na Europa e promotor da evolução cervejeira artesanal italiana, citou Walter como um dos melhores homebrewer italianos, encorajando-o a mais tarde entrar no mundo da produção de cerveja comercial.

Todos esses fatores alimentaram a paixão de Walter, então decidiu em transformar a paixão e o hobby em uma verdadeira profissão, restando fiel as características iniciais das cervejas, ou seja, a procura de um produto de qualidade que possa unir a tradição dos mais autênticos estilos de cerveja com o território naquela ele cresceu e vive até hoje.


Cervejaria Extraomnes

Criada em 2010 dentro de uma fábrica de torrefação de café, a cervejaria se encontra na cidade de Marnate na região da Lombardia. Nascida com o propósito de fazer somente cervejas belgas, é reconhecida no território italiano pela excelência nas suas produções mesclando técnicas tradicionais e inovadoras.

Hoje a cervejaria Extraomnes conta com mais de 20 rótulos entre sazonais, de linha e colaborativas todas rigorosamente engarrafadas em garrafas tipo belgas.

Especialistas em cervejas de alta fermentação, todas as suas cervejas não são pasteurizadas e sim refermentadas na garrafa.

No comando dessa produção está Luigi d’Amelio, mais conhecido como “Schigi”, inicialmente um sommelier, apaixonado e entusiasta do mundo do vinho, migrou para o mundo da cerveja em meados dos anos 2000 através de viagens e absorção de conhecimentos do próprio Kuaska.

Em 2013 Schigi ganhou o tão concorrido prêmio de melhor cervejeiro italiano, prêmio promovido pela UNIONBIRRAI (Associação Italiana das Cervejarias), reconhecimento que ele rendeu várias homenagens e publicações pela Itália e Europa.


Birrificio Italiano

Junto com mais 5 cervejarias foi a pioneira na revolução cervejeira artesanal italiana.

Especialistas em cervejas de baixa fermentação, obtiveram muitos reconhecimentos internacionais, principalmente com a sua Kellerpils chamada “Tipopils”, uma Pilsen aromática ao extremo com a adição de Dry Hopping de lúpulos nobres alemães.

A cervejaria se encontra na região da Lombardia entre as montanhas Dolomiti, um lugar sereno e de regionalidade única.

Além da fábrica possui um brewpub onde se pode experimentar todas as suas produções harmonizando com pratos da culinária local. Sem dúvida uma visita muito saborosa e interessante.


Cervejaria Lambrate

Nascida como Brewpub, a cervejaria Lambrate foi uma das pioneiras no movimento cervejeiro artesanal italiano, fundada em 1996 foi por muito tempo a única cervejaria da cidade. Localizada no bairro de “Lambrate”, famoso por sediar a histórica fábrica de motocicletas Lambreta.

Uma das cervejarias com maior número de medalhas vencidas tanto em concursos nacionais quanto internacionais. Conta com mais de 20 cervejas, entre sazonais, de linha e colaborativas.


Cervejaria Doppio Malto

Fundado em 2004 por Alessandro Campanini (Mestre-Cervejeiro) e outros 2 sócios, é um brewpub com uma linda sala de brassagem no meio do restaurante, localizado na cidade de Erba no Norte da Itália.

Em 2011 ganhou 5 medalhas (4 bronzes e 1 ouro) no International Beer Challenge.

Um Brewrestaurant que mistura a experiência de um time de mestre-cervejeiros premiado e a paixão pela cerveja artesanal oferecendo pratos bem elaborados assim é o Doppio Malto Brewing: um lugar onde se bebe e come, onde acontecem risadas, brincadeiras e sonhos.


Villaggio della birra

A cidade de Buonconvento é um dos vilarejos mais antigos lindos da Itália, rodeado pelas colinas do Vale d’Arbia no coração da Toscana.

Beleza, história e cultura se encontram em cada esquina da cidade.

É nesse fascinante local que desde 2006 acontece um dos festivais cervejeiros italianos mais importantes.

O festival podemos encontrar produtores italianos, belgas, americanos, holandeses, noruegueses, dinamarqueses, ingleses, espanhóis, etc.

Cervejeiros dos quatro cantos do mundo unidos por um único motivo em comum: cerveja artesanal de qualidade.

Um evento que não pode ficar de fora de qualquer ideia de turismo cervejeiro pela Itália.

E para fechar a nossa única expedição italiana, vamos passar um dia inteiro no festival, apreciando cada cerveja oferecida por produtores de vários países, com a oportunidade de trocar experiências, conversar com produtores, degustadores profissionais e quem sabe apreciar esse lindo vilarejo nas entranhas da Toscana com um copo de uma boa cerveja artesanal na mão.

Turismo Cervejeiro pela Itália: O que está incluso no pacote:

  • 9 pernoites em apartamento duplo com café da manhã
  • Translado para todos os pontos de visitação
  • Guia especializado em cerveja e história da cerveja, com tradução em português
  • 8 refeições (sendo almoço ou jantar)
  • Ingressos nas visitas as cervejarias.

Turismo Cervejeiro pela Itália: O que não está incluso no pacote:

  • Passagens aéreas para a Bélgica (ida e volta)
  • Translado do Aeroporto para Hotel e do Hotel ao Aeroporto
  • Seguro Viagem
  • Bebidas alcoólicas em Pub’s e entradas em eventuais eventos não listados no cronograma
  • Todas as despesas não especificadas nos itens incluso

Conheça detalhes da Expedição Itália 2017 – CLIQUE AQUI, cadastre seu email para receber notícias das viagens.

Vamos fazer Turismo cervejeiro pela Itália?

Deixe um comentário