Brugs Bierfestival: cada instante desta experiência vale a pena.

O Brugs Bierfestival – o festival da cerveja de Bruges acontece sempre no primeiro final de semana de fevereiro desde 2007.

Foi criado pela BAB, uma associação local afiliada à associação de consumidores de cerveja Zythos.

O Brugs Bierfestival, desde seu início foi um grande sucesso, devido ao crescimento ano após ano seu local inicial que era o Linen Hall foi substituído em 2014 pelo centro de exposições Beurshalle.

Atualmente o festival é um dos principais eventos cervejeiros da Bélgica e acontece na praça central de Bruges, chamada de “Grote Markt”.

Brugs Bier festival acontece em um castelo medieval

Expositores do Brugs Bierfestival

 Entre os expositores do festival estão as principais cervejarias da Bélgica como: Duvel Moortgat, Palm Craft Breweries e Huyghe.

Dos expositores da Bruges podemos citar De Halve Maan e Bourgogne de Flandres, por exemplo.

Você também encontrará microcervejarias como: Den Triest e Brasserie des Carriéres, além de cervejarias, como Vliegende Paard Brouwers e Beerdevelopment Viven.

O que você vai degustar no festival

 Muitas cervejarias gostam de utilizar o festival para apresentar seus estilos de cerveja menos conhecidos, fortalecendo suas marcas e proporcionando ao público a degustação de incríveis cervejas não comerciais

Essas degustações são ponto forte do festival, o nirvana dos apaixonados por cervejas belgas.

Atualmente também é possível verificar o aumento da popularidade das IPAs, imperial stout, porter e barley wine que estão sendo incorporadas na tradição belga, mas com o uso de lúpulo e técnicas exóticas de aroma, como o dry hopping.

Blended de estilos como White Beer Tripel ou uma Tripel utilizando cerejas krieken genuínas em sua receita também podem ser encontradas.

Outras microcervejarias estão firmes no campo de “terroir” com cerveja fabricada com cevada ou lúpulo cultivados em seus próprios campos.

Você dificilmente encontrará cervejas extremas – muito pesadas, muito amargas ou ultra azedas – no Brugs Bierfestival.

Cervejarias do brugs bierfestival

O que você precisa saber sobre o festival de Bruges

Principais motivos para você visitar o Brugs Bierfestival em Bruges:

  • O festival acontece em uma das cidades mais charmosas da Europa, conhecida como “A Veneza do Norte” devido aos seus canais, arquitetura e história. Na principal catedral da cidade se encontra uma das mais famosas obras de Michelangelo, que foi roubada na 2º Guerra Mundial e posteriormente recuperada.
  • É o 2º mais importante festival cervejeiro da Bélgica com mais de 70 cervejarias entre Trapistas, produtoras de Lambic, Saison, Flanders Red Ale, Oud Bruins, entre outros.
  • O festival acontece na praça central chamada de Grand Place, entre os principais monumentos da cidade.
  • Ao lado do festival existe o museu da cerveja um dos mais completos e fascinantes da Bélgica.
  • O festival é organizado pelo BAB (Belgian Beer Tasters)
Brugs bierfestival uma experiencia incrivel na belgica

Como visitar o Brugs Bierfestival

Você pode programar sua viagem para a Bélgica no início de fevereiro, visto que o festival sempre acontece no primeiro final de semana deste mês.

Chegando em Bruxelas você pode ir até Bruges de trem em uma confortável viagem, que dura aproximadamente 1 hora, apreciando as lindas paisagens belgas.

Você também pode participar da Expedição Cervejeira que sempre acontece na mesma época e participa do festival.

Você pode encontrar informações da próxima Expedição Cervejeira Bélgica neste link, além do festival você fará um mergulho na cultura cervejeira belga.

Brugs Bierfestival com a expedição cervejeira em bruges