-->

Curiosidades

Pilsen é Lager? Lager é Pilsen? Ou é a mesma coisa?

Pilsen é Lager?

Certamente você já se perguntou, ou ficou em dúvida, quando alguém questiona sobre o assunto, quanto às cervejas Lager e Pilsen, afinal são a mesma coisa? São diferentes?  São da mesma família?

Vou fazer uma breve explicação, para que você, no próximo papo de boteco, possa falar sobre o assunto com conhecimento de causa, vamos lá:

Você já deve ter lido nos rótulos de Cervejas Lager ou Pilsen, que elas são cervejas de baixa fermentação, certo?

No meu caso, quando fazia a leitura destes rótulos, achava que a cerveja era pouco fermentada, por isso baixa fermentação, e eu estava errado. Você já não achava isto também?

Pois vamos aos fatos:

Há basicamente, três famílias cervejeiras, com base nas leveduras (fermento utilizado), isto mesmo, a cerveja é dividida pelo tipo de fermentação que ela recebe, e são elas:

ALE

É a família, ou podemos afirmar a grande família de cervejas, foi onde tudo começou, pois no inicio do processo de fabricação das cervejas, todas eram ALE.

Uma cerveja ALE é de alta fermentação, o que afinal quer dizer isto?

Vamos lá, quando as antigas cervejarias, estavam produzindo seus preciosos líquidos, nos tanques abertos de fermentação, as leveduras atuavam na superfície dos tanques, lá em cima, e do inglês “Top Fermenting”, traduziram para o português, Alta Fermentação.

Nas cervejarias atuais, todos os tanques são fechados e o processo de fermentação ocorre em todos os seus níveis, não apenas no topo.

Mas o que marca este tipo de cerveja são suas leveduras, que fazem melhor seu trabalho, que é transformar os açucares do malte em gás carbônico e álcool, em temperaturas mais altas, em torno de 15 a 25 graus.

São estilo de cervejas da família ALE: Weissbier (cervejas de trigo), Pale Ale, IPA, entre outras.

LAGER

É a família mais novata das cervejas. E foi descoberta e criada por acaso, em virtude de uma necessidade.

Imagine que as antigas cervejarias, lá pelos idos do século XVI, faziam suas cervejas no inverno, as consumiam com todas as suas qualidades preservadas, mas quando chegada o verão, tinham sérios problemas com a qualidade, pois elas acabam estragando, azedando, em virtude do calor.

Daí, um bebedor de cerveja um pouco mais esperto, pensou: Existem aquelas cavernas lá dos Alpes, que mesmo no inverno, permanecem congeladas, vou colocar minhas cervejas lá, que elas não irão estragar, e poderei, mesmo no verão, degustar da minha preciosa paixão.

Foi desta maneira que criaram um novo tipo de cerveja.

As leveduras, bichinhos unicelulares muito bacanas, deixados em baixa temperatura, sofreram uma mutação, e começaram a fermentar as cervejas a partir do fundo dos tanques de fermentação, do inglês “Bottom Fermenting”, traduziram para o português de uma forma um tanto quando errada, baixa fermentação.

Como comentei acima, hoje as cervejarias utilizam tanques fechados, onde a fermentação ocorre em todos os seus níveis. Porém estas leveduras ficam mais vorazes aos açucares do mosto cervejeiro quando são submetidas a temperaturas mais baixas, entre 9 e 15 graus Celsius.

As cervejas desta família tendem a ser menos aromáticas e mais leves em comparação as ALEs, porém mais cristalinas e refrescantes, o que agradou lá no inicio da história, os bebedores que as colocaram nas cavernas.

Hoje é a família de cervejas mais consumida do mundo, e sabe por quê?

Porque as Pilsen fazem parte da família Lager, assim como outras clássicas e deliciosas como : bock, schwarzbier, vienna e rauchbier.

Portanto, respondendo a pergunta do título do post:

Toda Pilsen é uma Lager, porém nem toda Lager é uma Pilsen, pois:

  • Lager é Família
  • Pilsen é Estilo

Agora, ficou mais claro para você este assunto?

E já estava esquecendo, da terceira família de cervejas, que são as LAMBIC, não muito comuns pelas terras tupiniquins, pois são cervejas de fermentação espontânea, ao ar livre, em tanques ou barris abertos por até três anos, mas isto é assunto para um próximo post.

Ein Prosit !!

34 Comentários

  1. Aurelino M. da Costa Filho

    Se a ALE teve início na Inglaterra e a LAGER na Suíça, a PILSEN teve origem na Checoslováquia! Cada uma com características locais.

    • Lucas F. Zurwellen

      Aurelino, Ale não teve início na Inglaterra, Lager não teve início na Suíça e a região onde surgiu a Pilsen não sei ao certo dizer como se chamava, provavelmente não Checoslováquia, além de ser praticamente mais Alemã do que outra coisa.

      • Karl Ernst Schwartz

        Em 1842 foi produzida a Pilsen pela primeira vez, e a partir de então tornou-se o tipo mais consumido no mundo inteiro.

        A Pilsen foi criada na cidade de Pilsen (na atual República Checa). A bebida era uma cerveja lager mais clara, que passou a ser chamada de Pilsen ou Pilsener. Aos poucos, foram surgindo diversas variações e estilos, como o Bohemian Pilsner, German Pilsner e Classic American Pilsner. Em geral, elas são mais amargas, com espuma cremosa e branca.

  2. Lucas F. Zurwellen

    Dureza qdo algo tão básico tem que ser explicado mas é mais difícil ainda ouvir que diz que não bebe mais Pilsen mas pede uma Lager…

    Um detalhe, “e foi descoberta e criada por acaso, em virtude de uma necessidade”, não é um acaso e descoberta se foi uma necessidade, até porque a questão que diferencia as famílias foi descoberto muito depois. Na época era apenas uma alternativa o que com o tempo resultou em um “produto” novo, daí que se diferenciou Ale e Beer, que mais para frente virou Ale e Lager, ambos ai conhecidos como Beer.

    • Marcelo Guedes

      “Em virtude de uma necessidade…”

      Uma OUTRA necessidade fez que a Lager aparecesse, você que não entendeu. A Coca cola era xarope e uma OUTRA necessidade fez que a Coca Cola fosse criada, um situação adversa, isso que o autor informou.

  3. Guilherme guimaraes

    Quais as diferencas de cerveja de milho, cevada e trigo?

  4. Herickson

    Boa explicação sem enrolar parabens

  5. Romulo

    Ok, lager é família e pilsen é estilo. Mas qual a diferença? Continuei sem entender! Estilo? Qual e como? Se eu tomar uma lager vai ter o mesmo sabor, textura, cor etc…ou são nomes diferentes pra mesma coisa? Se não entendi errado tem diferença, só não foi dito qual! Mas foi instrutivo.

    • paulo cesar

      imagina que seu tataravo chama jose carlos silva mais vc nao tem silva no nome mais vc tem o mesmo dna a lager foi criada mais tem varias formas de fazela com ingredientes a mais ou a menos entao forma uma arvore genealogica por isso e uma cerveja que as vezes fica dificil de explicar

  6. Deize

    Rômulo, parabéns pelo seu comentário. Também gostaria de entender a diferença que não foi objetiva.
    Ficamos no aguardo. Obrigada!

    • Carlos Morais

      A diferença: Lager é família, seria o sobrenome da família. Pilsen é o estilo, seria o nome de alguém da família. Pilsen, bock, schwarzbier, vienna e rauchbier são estilos da família Lager.
      Weiss, Pale Ale e IPA são estilos da família Ale.

    • paulo cesar

      imagina que seu tataravo chama jose carlos silva mais vc nao tem silva no nome mais vc tem o mesmo dna a lager foi criada mais tem varias formas de fazela com ingredientes a mais ou a menos entao forma uma arvore genealogica por isso e uma cerveja que as vezes fica dificil de explicar

  7. Elyabe Garcia

    Falou a historia como surgiu, mas não a diferença entre as duas, o que acho que todos vieram buscar essa resposta.

  8. Dangler

    Romulo tbm fiquei sem entender

  9. André Beckman

    Parabéns pelo artigo! Show de bola.

  10. Ismael dos santos

    Excelente explanação.

  11. Célia Ribeiro

    NAO ENTENDÍ BEM. MAS, SE QUISEREM ME OFERECER DE PRESENTE O KIT COMPLETO, EU ACEITO, MESMO SEM ENTENDER. EU QUERO É BEBER ELAS GELADINHAS , COM AMIGOS. ABRAÇOS.

  12. Célia Ribeiro

    MTO DELICIOSA. SEJA PILSEN OU LAGER.NAO PRECISA ENTENDER.QUERO É BEBER COM OS AMIGOS.

  13. Jovita

    Não foi definido o que e LAGER.Por favor,explique com exatidão para entendermos melhor.Obrigada

    • Manuel Baptista

      Bom dia. Jovita você conhece os queijos das covas? Gorgonzola? Roquefort? Aqueles que têm um “bolorzinho gostoso? Com a Lager aconteceu a mesma coisa. Para que a cerveja não azedasse no verão, começaram a fazê-la nas covas; nas montanhas onde é sempre frio. Devido a possíveis mutações dos micro organismos, tornou-se uma cerveja mais leve, mais clara e mais saborosa. “LAGER” significa guardada no frio. Espero ter ajudado.

  14. Darci Tadeu

    Muito boa aula, vai dar muito assunto.

  15. Alex Nicolau

    Então porque cargas dágua as cervejarias mais conhecidas aqui no Brasil simplesmente as descrevem como lager ou pilsen sendo que,segundo a sua explicação,a pilsen já seria um lager?
    Quero entender pois eu sempre opto pela lager devido ao sabor que acho bem mais agradável.

    • Lager é família, e Pilsen é um estilo da família lager.
      Portanto toda Pilsen é uma Lager.
      Algumas cervejarias não tem muita vontade de esclarecer isso, a grande maioria delas comercializa cervejas que denominam de Pilsen que, se enquadradas nas características do estilo passam longe de serem Pilsen.

  16. Eduardo Montandon

    Boa tarde!
    Mas o Guilherme fez uma pergunta muito interessante que AINDA não foi respondida… “Quais as diferenças de cerveja de Milho, Cevada e Trigo ?”

  17. Adriano Meyer

    O problema é quando no rótulo da cerveja diz apenas Lager. Como na Heineken por exemplo. Eles deveriam colocar o estilo da cerveja ( Pilsen, etc) e se é Lager ou Ale já ficaria subentendido. Mas acho que por questões de marketing, para diferenciar o produto para um mercado que não entende bem o que está consumindo, colocam Lager que parece mais sofisticado.

  18. Valter Chapetta

    A explicação está mais para confundir do que para explicar. Aliás em alguns outros blogs tbm. Ok, Toda pilsen é larger, mas nem toda larger é pilsen. Mas, quais são as características principais da pilsen, para diferenciá-la da largers? Tempo de maturação? Só cor? Refrescância? % de Álcool, % de gás? Corpo? Tudo junto? Como saber que é pilsen? E a propósito, faltou explicar que bottom no termo, significa fundo, na parte de baixo, e não baixa, com nível baixo.

  19. Jota The People Jackson

    Parabéns. Ao ler todas essas informações fiquei ainda mais confuso. Acho que vou beber uma cerveja sem qualquer definição para para poder entender o que não foi explicado. Saúde e felicidades a todos!

  20. Douglas Figueiredo Rezende

    Parabéns.

  21. Junior

    Nada melhor como uma Puro Malte!

  22. ana rebouças

    kkkk , sem comentários.

  23. JOÃO ELSON

    Exemplo para entender melhor: decidi fazer uma cerveja da família tipo Lager. Mas qual farei? a bock, schwarzbier, vienna, rauchbier ou pilsen?

  24. Diego Borges

    E por que as cervejas nacionais mainstream levam a palavra pilsen no rótulo, sendo que na verdade elas são american lager?

Deixar um comentário

Website por Lupulada Estratégias Digitais